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Psicoterapia

A psicoterapia é uma modalidade de atendimento psicológico que busca promover a apropriação da história individual, de modo que o paciente possa identificar e compreender o sentido das suas escolhas, suas motivações, suas relações, seus conflitos psicológicos, emocionais e sociais, bem como os comportamentos que trazem sofrimento e adoecimento psíquico. Através da escuta e intervenção clínica o processo psicoterapêutico pode propiciar que a pessoa escolha formas de existir mais saudáveis e mais condizentes com seu próprio desejo. 

Psicoterapia de Casal

A Psicoterapia de Casal trabalha com o indivíduo e suas relações. Essa modalidade de atendimento clínico parte do princípio de que as relações interpessoais podem constituir conflitos, nos quais as questões individuais de cada membro também aparecem, configurando situações de adoecimento. As intervenções do casal têm como objetivo propiciar um espaço que permita identificar os padrões relacionais e assim favorecer possibilidades de mudança cabendo ao terapeuta auxiliar esse processo.

Orientação Profissional

A escolha profissional é crucial na vida, envolvendo valores, expectativas e sonhos. Nossa Orientação Profissional busca alinhar esses aspectos, auxiliando no processo de escolha, destacando potencialidades e despertando motivação. Acreditamos que profissionais satisfeitos são agentes de transformação social.

A psicoterapia é uma modalidade de atendimento psicológico que busca promover a apropriação da história individual, de modo que o paciente possa identificar e compreender o sentido das suas escolhas, suas motivações, suas relações, seus conflitos psicológicos, emocionais e sociais, bem como os comportamentos que trazem sofrimento e adoecimento psíquico. Através da escuta e intervenção clínica o processo psicoterapêutico pode propiciar que a pessoa escolha formas de existir mais saudáveis e mais condizentes com seu próprio desejo.
A Psicoterapia de Família e Casal trabalha com o indivíduo e suas relações. Essa modalidade de atendimento clínico parte do princípio de que as relações interpessoais podem constituir conflitos, nos quais as questões individuais de cada membro também aparecem, configurando situações de adoecimento. As intervenções familiares e do casal têm como objetivo propiciar um espaço que permita identificar os padrões relacionais e assim favorecer possibilidades de mudança cabendo ao terapeuta auxiliar esse processo. É importante ressaltar que a terapia de família e casal não exclui a necessidade de procurar, também, psicoterapia individual.
Muitas pessoas não sabem, mas ressonâncias magnéticas e tomografias não são os únicos exames que dão informações sobre o funcionamento cerebral. A Avaliação Neuropsicológica avalia funções como linguagem, memória, habilidades de planejamento, tomada de decisão, entre outras. Essas são informações fundamentais para diversos diagnósticos e ajudam a pensar em intervenções e tratamentos.

A Avaliação Neuropsicológica é indicada para dificuldades em diferentes fases da vida, tais como:


Crianças com Dificuldades de Aprendizado

Avaliar a cognição de uma criança permite que identifiquemos quais são suas dificuldades e se essas caracterizam algum transtorno, como por exemplo, a dislexia, discalculia ou o TDAH. Há casos também em que os dados da avaliação auxiliam no diagnóstico de Síndromes Genéticas, sendo a dificuldade de aprender, apenas um sintoma delas. Nesses casos, a avaliação colabora com um diagnóstico mais precoce, possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes. Além disso, o processo também permite identificar casos em que não há dificuldade de aprendizado, mas sim questões relacionais, psicológicas e emocionais que influenciam nesse quadro.

Adultos com problemas neurológicos

A avaliação em casos de epilepsia, ou quadros pós Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) pode ser uma importante informação para mensuração de dificuldades e planejamento de tratamentos adequados.

Avaliação Neuropsicológica do Idoso

Esta é uma ferramenta de grande importância para o diagnóstico de quadros demenciais iniciais (ainda não visíveis em exames de neuroimagem), dificuldades cognitivas mais leves ou mesmo a influência de transtornos neuropsiquiátricos na cognição. Os resultados auxiliam também no planejamento do tratamento e de atividades que possam favorecer a preservação da autonomia do sujeito.

É indiscutível que a vida profissional tem um papel importantíssimo no cotidiano e nas realizações de qualquer individuo. Talvez por isso essa decisão seja tão frequentemente rodeada por dúvidas e ansiedade. Escolher um percurso profissional envolve valores próprios e culturais, expectativas, sonhos e requer cuidado. É por acreditar na possibilidade de escolhas coerentes com o projeto de vida e no valor de se fazer aquilo que traz satisfação, que construímos uma proposta alinhada com essas diretrizes.

A Orientação Profissional visa auxiliar no processo de escolha, trabalhando potencialidades, habilidades e conhecimento, mas principalmente despertando o que mobiliza cada um de nós. Acreditamos que a satisfação pessoal é fundamental para o bom trabalho e que profissionais identificados com suas profissões podem se tornar agentes de transformação social.
Segundo as políticas públicas e leis de educação, o Brasil tem um único sistema organizacional de ensino e este tem que ser inclusivo. Nesse contexto, propomos a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, considerando os seus aspectos físicos, psíquicos e educacionais.

É válido ressaltar que uma escola inclusiva não gera benefícios apenas para a pessoa com deficiência, mas para todos que estão envolvidos nesse contexto.

As crianças e adolescentes sem deficiência ganham a oportunidade de aprender a lidar com as diferenças e a falar sobre elas sem discriminação. Os profissionais da educação desenvolvem a habilidade de ensinar considerando as particularidades dos alunos.

Dentro dessa perspectiva, observamos que existem muitas dificuldades envolvidas no processo inclusivo. Entre elas, o pouco acesso às novas diretrizes educacionais, gerando nos profissionais de educação uma incerteza de quais são os direitos e deveres das crianças e adolescentes com deficiência. Na nossa proposta de consultoria, sistematizamos essas leis de inclusão e acessibilidade e apresentamos de forma objetiva. Em seguida, discutimos os conceitos básicos para se incluir uma pessoa no contexto escolar, tornando os conteúdos e espaços acessíveis.

Identificamos ainda a necessidade de conhecimento das mudanças nas terminologias corretas para falar sobre as deficiências, pois isso influencia diretamente na habilidade para se lidar com esses alunos.

Por fim, nos propomos a reconhecer o papel essencial dos profissionais da educação nesse contexto e identificar as práticas que promovem ou dificultam a acessibilidade para a inclusão de alunos com deficiência. Buscamos conhecer suas dúvidas e dificuldades, para propor formas de superar os desafios tanto nos aspectos psicopedagógicos quanto nos relacionais.
A supervisão é um dos pilares da formação dos psicólogos que atuam na área clínica. É um espaço para que o psicólogo possa aprimorar seu atendimento em psicoterapia, ao trocar experiências com outro profissional com mais experiência. Todos os processos psicológicos são sigilosos, o que muitas vezes deixa o exercício da profissão muito solitário.

Essa prática favorece para diminuir esse isolamento, uma vez que possibilita discutir dúvidas, medos, inseguranças, questionamentos e refletir sobre o vínculo terapêutico com seus pacientes. Desse modo, propicia ainda a ampliação das possibilidades de pensar cada caso, melhor articulação da teoria e da prática e consequentemente o desenvolvimento de uma atuação cada vez mais ética, responsável e eficaz.

Atualmente oferecemos supervisão clínica em grupo, individual, presencial ou online. Nossa equipe dispõe de profissionais com ampla experiência como psicoterapeutas e supervisores, especialistas na perspectiva Fenomenológico-existencial e cognitivo-comportamental.

Projetos

O Projeto Elabore inova ao oferecer atendimento psicológico ético, acessível e de qualidade para os estudantes de Psicologia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como profissão e da saúde psicológica dos estudantes de Psicologia, promove maior acessibilidade ao atendimento psicológico ético e de qualidade.
Os dados atuais da Previdência Social, mostram que transtornos psíquicos são a terceira causa de concessão de auxílio-doença. Dentre esses, a depressão, o estresse e os transtornos de ansiedade são as principais causas de afastamento do trabalho.

As limitações impostas por planos de saúde para aqueles que buscam acompanhamento psicológico como número de sessões limitadas, dificulta a possibilidade de atendimento preventivo e consistente das questões psicológicas.

Tendo em vista que algumas causas de adoecimento dos trabalhadores não podem ser resolvidas somente com um plano de melhorias para a empresa, a Significar – Psicologia Clínica e Consultoria apresenta um projeto de parceria que envolve o atendimento psicoterapêutico para funcionários e seus respectivos familiares.

O ProjetoTrabalho com Saúde busca diminuir os índices de adoecimento no trabalho facilitando o acesso à psicoterapia aos profissionais das instituições parceiras do projeto e o acordo de um investimento que considera a condição socioeconômica. Também se propõe a acolher os familiares dos funcionários, dada a relação verificada em grande número de casos, de absenteísmo pela necessidade de cuidados com um familiar.

Por meio dessa iniciativa, as empresas parceiras terão ainda a possibilidade de arcar com parte do custo do processo terapêutico e assim, oferecer mais uma forma de benefício e proporcionar melhor qualidade de vida para os seus colaboradores. Consequentemente poderá contar com funcionários com melhores condições psicológicas para desempenhar as atividades inerentes a sua função.
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